Notícias
19.10.20
Realizações do ano
2020 – Como foi?
O cenário de pandemia foi particularmente desafiante para as escolas, sobretudo aquelas que, como a Casa do Sol, trabalham no segmento da Educação Infantil.
Entretanto, na presença dos desafios nos reinventamos e realizamos investimentos e projetos que permitissem a continuidade do processo educacional de maneira nova, lúdica e também eficaz.
Para as crianças
- Atendimentos individualizados às famílias através de vídeo-chamadas envolvendo professora, coordenação e os pais.
- Envio de mensagens pelo WhatsApp em tempo real (muitas famílias já estão trabalhando e as crianças estão sozinhas em casa e por isso elas não sabem o que acontece).
- Kits Criativos: Durante o período que corresponderia às férias do meio do ano, a escola preparou kits com materiais de arte que foram entregues às famílias em sistema de drive-thru na escola.
- Plantão Pedagógico: Instituído com o objetivo de permitir às professoras convidarem à participar as crianças que apresentam dificuldade durante as aulas ou na realização das atividades diagnósticas. Acontece uma vez por semana, mas a depender da necessidade pode ser ampliado.
- Ciranda Literária: Implementamos um momento de reconto de todos os grupos.
- Produção textual: Após a realização do trabalho de base (com abordagens teóricas a respeito da formatação de uma produção textual, nossas crianças foram incentivadas a produzir vários textos abordando temas discutidos em nossas aulas. Estes textos serão corrigidos pelas professoras e retomados por cada uma delas na correção dos registros.
- Educação Física e Educação Musical: Promoção de gincanas, show de talentos, desfile de moda, etc.
- Realizamos o lanche coletivo de frutas (virtual), um projeto tradicional da escola, que foi mantido mas cada um na sua casa.
- Na semana da crianças realizamos nova gincana, desta vez, unindo duas turmas no meio virtual, com desafios a respeito de informações sobre vacinas, doenças, cientistas, pesquisadores, contextualizando o ensino ao momento atual.
- O “mico” dos alunos do 5º ano. Nesta ação eles são desafiados a se caracterizarem de personagens que envolvem também a temática da gincana e a trazerem informações mais importantes sobre eles. Vence aquele que melhor se caracterizar e tiver total domínio do conteúdo.
Pais os pais:
- Plantão de TI para dar suporte às famílias remotamente em suas máquinas em casa.
- Atendimento de as todas mensagens encaminhadas pelos pais realizado pela Coordenação e Direção.
- Atendimentos regulares aos pais para ajudá-los com sugestões de ações, brincadeiras e condutas a serem colocadas em prática em casa.
- Atendimentos regulares aos pais dos alunos de inclusão, com sugestões de atividades e ações casadas com a escola.
- Reuniões de pais realizadas com regularidade, mantendo a dinâmica do era realizado presencialmente.
- Realização do Encontro Virtual Família-Escola, com mediação do psicólogo Alessandro Marimpietri contratado pela escola para trazer o tema: Vínculos, Cuidados e aprendizagem na Pandemia.
Para os funcionários:
- Estruturação para o home office com cessão de notebook e pacote de Internet, para os que precisavam. Capacitação para uso das tecnologias digitais.
- Apoio nas dificuldades de adaptação ao nosso modelo de trabalho.
- Encontros rotineiros com a Coordenação Pedagógica para esclarecimento de dúvidas.
- Happy Hour Virtual – projeto de encontro social para manter vivos os vínculos afetivos, através da conversa, música e apoio mútuo.
- Encontro com mediação do psicólogo Alessandro Marimpietri contratado pela escola para trazer o tema: Sentir, Pensar e Agir – Refazendo a escola. Um momento exclusivo para os professores.