Notícias

22.03.19

“Bahia, estação primeira do Brasil…”

A Bahia é a terra-mãe do Brasil. Onde o país começou, onde o brasileiro se reconhece e se reencontra com sua essência. Onde as raças, culturas, religiões e histórias se fundem com os tons da natureza exuberante do litoral e do interior.

A Bahia, o maior e mais populoso estado do Nordeste brasileiro, tem sua origem atrelada a do Brasil. Foi aqui que aportaram os primeiros portugueses em 1500. Neste ano, Pedro Álvares Cabral chegou com sua esquadra no dia 22 de abril, ao litoral sul da Bahia, em uma região atualmente conhecida como Porto Seguro. Esta primogenitura lhe assegurou grande importância política e econômica pelos séculos seguintes, a cada nova era do país. Da chegada dos portugueses até o período republicano, após a Independência do Brasil, a Bahia passou por grandes mudanças, justificadas de acordo com o progresso do país.

São muitos os encantos: cores, aromas, sabores, belezas naturais, riquezas geológicas e diversidade ambiental. Mas, o que faz esse mundo, diversificado e plural, ser absolutamente especial é, sobretudo, a sua gente.  Por isto, viver a Bahia é mais do que conhecer uma terra fascinante. É interagir com a cultura viva e pulsante de um povo sem igual. Nela, há uma confluência entre os gêneros de vida europeus, africanos e indígenas, constituindo um verdadeiro mosaico étnico e de costumes. O estado é ainda considerado como um dos principais centros difusores da cultura negra no Brasil, sendo a terra natal de atividades como a capoeira e de religiões como o Candomblé e a Umbanda, constituintes importantes do patrimônio imaterial da nação.

Inspirados por toda esta riqueza, o tema pedagógico de 2019 será “A BAHIA CONTA A NOSSA HISTÓRIA”, projeto de autoria da Professora Jamile F. da Silva, Coordenadora Pedagógica. Oficinas de música, artes, história, cultura e teatro nos ajudarão a conhecer e compreender mais acerca da importância sócio-cultural da Bahia, imergindo em sua história através de uma abordagem lúdica e multidisciplinar, construindo assim a cidadania e revalorizando a identidade cultural de forma consciente e atuante.




ATENDIMENTO: 71 3378-1790 / 3378-7827 | secretaria@escolacasadosol.com.br
Rua Professor Idemir Arce, 174 - Centro, Lauro de Freitas - BA - CEP: 42703-760


ESCOLA CASA DO SOL © 2017 - 2019. Todos os direitos reservados.